Celebração

Gruta do Asilo de Mendigos é reinaugurada

Festividade foi marcada por uma breve missa seguida de uma benção simbolizando a reinauguração

Foto: Jô Folha - DP - Evento celebrou a reinauguração da estrutura, que já existe há 91 anos

Por Victoria Meggiato
[email protected]

Na tarde desta sexta-feira (8), um evento no Asilo de Mendigos marcou a reinauguração da gruta. A comemoração iniciou com uma missa e terminou com uma benção do padre Luiz Boari, que fez uma oração e cantou junto com os idosos. Em seguida, trabalhadores, moradores do asilo e todos os presentes soltaram balões, que simbolizaram a reinauguração. Neste ano, a instituição completou 141 anos.

A gruta do asilo foi inicialmente apresentada há 91 anos. A construção do local foi fruto de um trabalho de várias idosas. A atual gestão, que assumiu no início deste ano, tinha como um dos principais objetivos a recuperação da estrutura, que é de extrema importância para a história da instituição e para os idosos que vivem ali. "Ela simboliza muita esperança das pessoas que vem para essa casa. A gente dedica muito carinho e muita atenção a eles", disse Gilberto Alves, presidente do Asilo de Mendigos. A gruta também ressalta a devoção dos idosos à Nossa Senhora de Lourdes. "As pessoas adoram vir para cá, rezar, fazer seus pedidos", destacou o presidente.

A comemoração terminou com muitos aplausos e felicidade dos idosos. Após uma música cantada pelo padre Luiz Boari, todos os presentes soltaram balões em direção ao céu, como uma homenagem ao momento especial. Muito emocionado, Alves destacou o que o momento significou para todos. "Para nós foi uma realização essa reinauguração. Após 91 anos ela [a gruta] está aqui e continua abençoando a todos que estão aqui, esse é o nosso desejo".

História
Fundado em 1882, o Asilo de Mendigos de Pelotas surgiu após a crise enfrentada pela economia de Pelotas na década de 1880, que deixou muitos indivíduos em condições de pobreza. Durante todo esse tempo, muitos idosos, trabalhadores e gestores já passaram pelo local.

Localizado no Parque Dom Antônio Zattera, hoje o local conta com uma boa estrutura e equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, que se dedicam a cuidar, dar afeto e carinho para quem mora ali.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas realiza 2ª Festa dos Caramelos no domingo Anterior

Pelotas realiza 2ª Festa dos Caramelos no domingo

Audiência pública debate nova concessão do polo de pedágios de Pelotas Próximo

Audiência pública debate nova concessão do polo de pedágios de Pelotas

Deixe seu comentário